Portal Vida Pet - Página principal

Meu cachorro me dá trabalho! Qual profissional pode me socorrer?

Meu cachorro me dá trabalho! Qual profissional pode me socorrer?

Você já ouviu alguém comentar sobre o pet assim?

- Meu cachorro late muito.
- Meu pet morde e é irritado.
- Ele já roeu a casa toda.
- Com certeza este cachorro é mal humorado e não puxou o dono.
- Não sei mais o quê fazer para meu cachorro obedecer.

Você já ouviu alguém falando que ama o cachorro, mas que ele dá trabalho por algum motivo que o dono/tutor não entende e não consegue resolver. E nessa hora quem poderá te ajudar?

Muito comum pedir socorro para o veterinário, mas nem sempre o veterinário é o suficiente. Salvo se ele for especializado em comportamento, aí sim você poderá ter um suporte maior em um único profissional.

Mas o que ocorre na maioria das famílias é tentar resolver sozinho, que se torna uma tentativa de solução ineficaz ou demorada, ou acabam escolhendo o profissional errado para a situação, ao invés de um Comportamentalista escolhem um adestrador e vice-versa.

Vou falar de quatro tipos de profissionais que podem atender suas necessidades. São eles: Veterinário, Adestrador, Comportamentalista e o Dog Walker. Então vamos entender como escolher um profissional para te socorrer quando um cachorro te dá trabalho.

Veterinário - Primeiro de tudo, sempre enfatizo a necessidade real de um veterinário realizar um exame clínico para constar a saúde plena de seu pet. Se seu cachorro está mal humorado, ele pode estar sofrendo dor, pode estar com falta de vitaminas, pode estar ansioso pela alimentação inadequada e tantas outras coisas que são correlatas à saúde e manejo.

Adestrador – O trabalho deste profissional é muito usado para comandos específicos, treinamentos de competições esportivas, treinamento de guarda, treinamento de guia de cego, para trabalho rural com rebanhos. É o profissional que estabelece função (trabalho) para seu cachorro. Claro que um adestrador associado à formação de comportamentalista é o ideal.

Comportamentalista – Profissional que busca corrigir comportamentos ruins e introduzir comportamentos bons. Trabalha mais na captura de comados livres e possui um trabalho mais voltado para o emocional do cachorro. O comportamentalista costuma ser considerado o psicólogo dos cães. Mas ele também orienta manejo e usa comandos básicos de adestramento, porém seu foco é estabilizar o emocional, facilitando a melhora do animal para ser adestrado ou deixar de sofrer tanto com doenças psicossomáticas.

Dog Walker – Conhecido como passeador de cães, possui a responsabilidade de promover qualidade e quantidade de passeios para os cachorros. Normalmente as pessoas pensam que somente os passeios podem acalmar os pets peraltas. Mas nem sempre é assim e os cães acabam sendo rejeitados por muitos passeadores por não conseguirem obedecer. Este profissional pode sim ajudar no processo para desestressar o pet.

E agora? Qual profissional eu escolho?

Vamos lá!

1º Veterinário em primeiro lugar pelos motivos de exclusão de falta de saúde.
2º Comportamentalista para excluir problemas emocionais e facilitar o adestramento.
3º Adestrador para colocar função (trabalho) ou prática de esporte.
4º Dog Walker para proporcionar passeios que ajudam na qualidade de vida.

Se você possui um cão saudável, que te obedece em casa, é feliz e só tem muita energia para gastar. Vá direto para um profissional de Dog Walker ou faça esportes com ele. Tenho certeza que a qualidade de vida de vocês dois será elevada.

Aproveitem a companhia de sua família com seu pet e que Deus abençoe.

Deixe seu comentário

Gato pode beber leite? Entenda tudo sobre o assunto
Cachorro pode comer banana? Benefício ou prejuízo?
PugNickBH - Encontro de cães da raça Pug
Periquitos-australianos: Marcelo Pereira e seu criadouro
Cachorro com medo de barulho: saiba como agir
Cachorro vira-lata: vantagens de ter um cão sem raça definida
Fun Pet – Centro de Exposição Pet de Jundiaí
Como proteger o cachorro do frio: 5 dicas importantes
Cachorro pode comer peixe?
Cama para cachorro: qual é a importância?
Participe da Rede Social Pet
Compartilhe informações e serviços